Na rede

sexta-feira, março 18, 2005

Novo site do MinC no ar
- Conceitos em prática

Foram alguns meses de ralação, mas finalmente lançamos o novo site do Ministério da Cultura!! Congratulações à turma da Gerência de Informações Estratégicas (eu mesmo, metal e dpádua) do MinC, e agradecimentos a todos os colaboradores (Letícia, Thati, Acco, Cadu, Hugo, Uirá, Claudio Prado, Ananias, Raquel, Clélia, Márcia, Sheila, Turiba, e daí por diante... até o Ministro Gil, pela oportunidade).

Começando pelo contato, ainda no ano passado, com o Maratimba (André Passamani) lá na Prefeitura de Sampa (gestão anterior), o projeto sempre procurou implementar os conceitos de liberdade e autonomia promovidos pela Ecologia Digital. Nos aliamos ao projeto Waram, cujo histórico credenciava-o como solução de acordo com o plano traçado: configurar um CMS (preferencialmente em PHP/MySQL, para aproveitar a base de desenvolvimento em ASP nativa na esplanada) em parceria com uma comunidade de desenvolvimento (preferencialmente com demandas parecidas às do MinC), de forma a criar condições de reponder às demandas do discurso hacker do ministro.

Era fundamental criar a capacidade interna de desenvolver e configurar novas possibilidades na plataforma de publicação selecionada, e que esta pudesse ser posteriormente implementada de forma fácil e com baixo custo nos sites das unidades vinculadas do ministério, criando assim o ambiente ideal para a integração das diferentes instâncias do projeto web do sistema MinC, e respectivos programas e ações. Tirando partido das conexões (eternamente vivas) originárias do Projeto Metáfora, conseguimos importar dois reforços de peso para o bunker da GIE/SE (sigla esplanádica) -- Daniel Pádua e Marcelo Metal.

Várias madrugadas, alguns fins-de-semana, disque-giraffas / habbibs colado no monitor, muitos cronogramas estourados, mas agora tá lá: www.cultura.gov.br. Páginas comentadas (Câmaras Setoriais), XML funcionante, e principalmente, engajamento do ministério na viabilização do site como instrumento de gestão / comunicação / diálogo. O site institucional como "superfície porosa" de contato entre o órgão e seus usuários, e não mais um gargalo restringido por ditaduras ténicas ou clichês defuntos de 'Public Relations'.

E isto é só o começo. A galera já está animada a partir prá cima da intranet (com jabber e blogs), waram 2.0 (alô Maratimba!), interfaces xemelentas com Conversê e Pontos de Cultura, e outras iniciativas de dinamização e democratização do acesso aos bens da cultura. E vamo que vamo.

Bônus Link: aproveito o ensejo e a oportunidade para divulgar uma outra ecologia inovadora, bem sacada pelo colega Elias Ulrich. Viva a Ecologia Cognitiva!! (via Psicotropicus). Saudações blogueiras!

E VIVA SÃO JOSÉ!!!