Na rede

terça-feira, novembro 09, 2004

Ayahuasqueiros comemoram
- Governo brasileiro finalmente reconhece devidamente a nossa cultura

Deu até no Jornal Nacional:

"O Conselho Nacional Antidrogas liberou o uso religioso do chá ayahuasca. A bebida preparada com plantas amazônicas é usada pelos seguidores do Santo Daime, união do vegetal e outros grupos religiosos. Nos últimos anos, as suspeitas de que seria alucinógeno fizeram com que o chá entrasse na lista de substâncias proibidas pela divisão de medicamentos."

William Bonner - Jornal Nacional - Rede Globo - 08/11/04

Familiares que há tempos tinham alguma dificuldade em lidar com a opção exótica de seus parentes em morar numa comunidade do Santo Daime, ou participar de cultos da União do Vegetal e da Barquinha, agora podem ficar tranquilos com a unção global (e governamental) da opção religiosa de seus entes queridos. E quem sabe agora a PF e a Anvisa deixem de perseguir daimistas em aeroportos sob o argumento de estarem descumprindo a lei (lei de quem, cara pálida? do Bush?).

"Mais conhecida entre nós como Santo Daime, a ayahuasca foi colocada sob suspeita nos anos 80, chamada de “alucinógeno” e ameaçada de proibição. Desde então, as comunidades religiosas que a utilizam tiveram que responder a seguidos questionários, receber visitas desconfiadas e conviver com o preconceito público. Mas o pior foi suportar a desinformação de autoridades federais, especialmente ligadas à segurança pública, que deveriam proteger a liberdade religiosa mas acabavam por colocá-la em risco."
Passo Certo - Antônio Alves, de O Espírito da Coisa (Blog) - in "Anotações no Altino"

Esperamos também que a partir de agora os consulados brasileiros no exterior deixem de negar visto de entrada no Brasil a estrangeiros que mencionem "ayahuasca" em seu roteiro de viagem (como aconteceu com um grupo da Native American Church que vinha ao país no ano passado para um encontro das religiões que utilizam sacramentos nativos). Quem sabe possamos de fato começar a expressar nossa opção religiosa e nossa cultura com orgulho, e sem receio de sofrer perseguições. Curiosamente, o movimento espiritual mais especificamente brasileiro de todos foi reconhecido na Espanha e na Holanda antes do que aqui!

A resolução do Conad, baseada no (ótimo) parecer da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico sobre o uso religioso da ayahuasca, finalmente restabelece a cidadania plena aos ayahuasqueiros, e o direito de transmitir a própria cultura a seus descendentes - o que estava vedado até a edição da presente resolução. Ou seja, estávamos sofrendo de censura existencial, em total contradição com textos legais em vigência:

"O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069, de 13/7/1990) prevê que o direito à liberdade assegurado à criança e ao adolescente compreende “crença e culto religioso” (art. 16, III) e acrescenta que “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.” (art. 58)."
Edward Macrae - Parecer da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico sobre o uso religioso da ayahuasca

Festejemos pois a liberdade do Santo Daime e a alforria do povo ayahuasqueiro, na esperança de estarmos caminhando em direção de uma real ecologia cognitiva.