Na rede

quinta-feira, outubro 28, 2004

O memo de Steve Ballmer
- ...e como eles deixaram de rir

O FUD usual parecia não estar funcionando, e então o Sr. Steve Ballmer (foto), CEO da Microsoft, hoje enviou memo a seus clientes atacando diretamente o Linux (antes eles riam). O mais interessante é que o novo item anunciado como ponto de superioridade dos produtos M$ é "indemnification", que vem a ser a capacidade de defesa do software em relação a ataques relativos a cobertura de propriedade intelectual do código nele contido.

O Groklaw sacou bem o círculo do mal urdido pela Micro$oft: (1) primeiro, a SCO anuncia que irá processar a IBM e usuários de Linux por infrações de copyright; (2) então surge o coro de como o Linux não tem "indemnification"; (3) aí descobrimos pelo pessoal da Baystar que a Microsoft inspirou-os a investir na SCO (o que viabilizou recursos para o processo judicial); (4) enquanto isso, o mundo Linux começa a reunir fundos legais para a "indemnification" de seus usuários e desenvolvedores; (5) a SCO processa o resto do mundo (livre), espalhando o terror; (6) hoje, torna-se público o memo do Ballmer.

Cabe perguntar: é legal financiar a criação de obstáculos legais em termos de propriedade intelectual para seu principal competidor, e depois utilizar estes obstáculos como estratégia de marketing?

UPDATE: Talvez o motivo da reação de Ballmer esteja nesta manchete, também de hoje:<>
Relatório da OCG britânica (central de compras de governo) declara que o modelo Open Source está pronto e maduro para uso oficial no Reino Unido
(Open Source ready for prime time in UK.gov, says Office of Government Commerce, The Register)