Na rede

quarta-feira, junho 18, 2003

O que só a rede faz
- Um festival de rock sem jabá

Se
alguém não sabe o que é... (jabá).
Rolou semana passada lá no Tennesse, em uma localidade 1 hora ao sul
de Nashville, o Bonnaroo
- um festival de rock tendo o Grateful Dead
e Neil Young & Crazy Horse (foto)
como principais atrações, e mais um desfile de ótimas
trilhas em diversos estilos
da música atual. O que a rede tem a ver
com isso? O fato é que os organizadores do evento venderam todos os 80.000
ingressos desta megaprodução
em apenas 18 dias, sem qualquer anúncio em rádio, tv ou jornal.


Logo no primeiro dia de vendas, com apenas um e-mail aos fã-clubes das
principais bandas, 12 mil ingressos já tinham ido. O movimento fez com
que os organizadores descartassem canais tradicionais de promoção
de eventos, tipo Tickemaster (o
aprendiz de vilão
) ou Clear
Channel
(o grande vilão).
O produtor, Ashley Capps, afirmou que já tinha ouvido sobre "a promessa
da Internet", mas que agora ele tinha tido a experiência direta e
concreta das possibilidades (ver
Nytimes
).


E
por aí vamos alardeando o que um ambiente digital bem cuidado (Ecologia
Digital
) pode proporcionar. A possibilidade de realizar um megaevento contando
apenas com o suporte da grande nação dos mochileiros, e tendo
como intermediários alguns fan-clubes de bandas, quebra o esquemão
que o jabá (payola)
proporciona à indústria da música em controlar o que as
pessoas ouvem e como a música deve evoluir. Isto tem MUITO significado.