Na rede

sábado, outubro 19, 2002

Uma questão de estilo
- Dois anúncios colocam Apple e Microsoft em evidência. Pior para Bill Gates.

Paralelamente ao evento MacWorld New York 2002 em julho último, a Apple lançou uma campanha denominada Switch (troca), onde são mostradas pessoas comentando vantagens do Mac sobre o PC. Os anúncios na TV mostram relatos convincentemente espontâneos de pessoas (até um tanto estranhas) que optaram recentemente pelos produtos da maçã. O que não se esperava é que uma das peças veiculadas se tornasse um tremendo sucesso, elevando sua protagonista ao status de estrela ´cult´ em pleno verão americano.

Trata-se de Ellen Feiss, estudante de 14 anos que aparece criticando o PC-Windows de seu pai por ter "devorado" o seu trabalho de escola. Até aí tudo bem. Acontece que Ellen atua como se tivesse, como dizem os americanos, "under the influence".
(veja vídeo original, aqui também / montagem).

Traduzindo, todo mundo fica com a impressão que Ellen estava na 'maresia' ("stoned"), e seguindo a onda 'legalize' que floresce em toda parte, a peça ganhou notoriedade imediata (Wired / Guardian / NYTimes). Fã-clubes de Ellen estão se espalhando pela rede (#1 e #2), e a musa virou a estrela da campanha da Apple. "Ellen Feiss, o verdadeiro motivo para mudar (switch)", está entre as muitas frases que aparecem nas discussões sobre o assunto da rede.

Enquanto isso, em Redmond, incomodados com a provocação da campanha da Apple, a turma de Bill imagina uma estratégia de contra-ataque, e publica no site da empresa (veja o capture) o relato e a foto de uma suposta escritora (anônima) que após 8 anos usando Mac, estaria migrando para o Windows XP e vendo grandes vantagens na troca (switch).

Estaria tudo normal - a Microsoft em mais um plágio - se o relato fosse verdadeiro, mas a turma do Slashdot descobriu no mesmo dia que a foto da tal escritora era uma "stock image" disponível para ser alugada no site Getty Images (veja a semelhança). Com esta evidência de que algo estava errado com o anúncio da Microsoft, a blogosfera se mobilizou para desvendar quem afinal seria a tal escritora. E a turma não demorou a descobrir que tratava-se de Valerie G. Mallinson, funcionária de uma empresa de RP contratada pela Microsoft. Se os blogueiros não perdoam a Microsoft, a mídia também não deixou de registrar o mico (Wired / The Register / Salon / Geek.com).

As diferenças de estilo entre Jobs e Gates sempre foram bem conhecidas, mas o que salta aos olhos é que o público parece sempre torcer contra a Microsoft, e rir do mico deles é sempre mais gostoso. Por outro lado, será que a Internet e especialmente a blogosfera estão nos aparelhando no sentido de estarmos mais resistentes ao marketing desonesto? Certamente é um novo tipo de jornalismo.

We love Ellen Feiss. She rocks. Veja também no LATimes.